segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Encontro do dia 25/08/09 - 10º aula

UM PROFESSOR AFETA ETERNAMENTE: ELE JAMAIS PODE DIZER ONDE SUA INFLUÊNCIA TERMINA. ( HENRY ADAMS)

Devido ao cancelamento das aulas por duas semanas, as atividades de aplicação com aos alunos pelas cursistas estão atrasadas. Porém, resolvemos dar continuidade aos TPs. Iniciamos o conteúdo do TP5 com a leitura do texto Diferentes estilos de Paulo Mendes Campos, com o intuito de analisar o estilo de escrita. Após, fizemos a leitura do texto da página 15 e 16 e a seguir a leitura do texto Por que a galinha pulou a cerca (material de apoio do Gestar). A partir da leitura e análise dos textos foi pedido às professoras que elaborassem um texto, reescrevendo a notícia da morte de um homem na Lagoa Rodrigo de Freitas, conforme o texto Diferentes estilos,ou a notícia da galinha ter pulado a cerca, conforme o texto Por que a galinha pulou a cerca:
Professoras Santa e Rosiani elaboraram o texto conforme o estilo sorteado Faustão, dando a notícia do morto:
O Louco! O cara bebeu todas e caiu do cavaloda Lagoa Rodrigo de Freitas. O babaca morreu afogado. Pede para seu marido que está aí no sofá desde às 3 horas da trade e ainda de pijama, buscar o jornal que a senhora vai ter conhecimento da notícia.

Professora Elenara e Graziela elaboraram o texto conforme o estilo sorteado Silvio Santos, dando a notícia da galinha:

Ah, ah, ah!! Ih, ih! A galinha pulou a cerca, Lombardi! Será que ela quer comprar produtos da linha Jequiti, para ficar perfumada! Ah, ah, ah, ah! Ih, ih, ih!

A seguir analisamos a proposta do Avançando na prática da página 24. Ficando como dever de casa analisar a proposta do Avançando na prática das páginas 40 e 50 do TP5.
Para analisarmos e discutirmos a coerência dos textos, foi proposto a leitura do texto Circuito Fechado:

Circuito fechado

Chinelos, vaso, descarga. Pia, sabonete. Água. Escova, creme dental, água, espuma,creme de barbear, pincel, gilete, água, cortina, sabonete, água fria, água quente, toalha. Creme para cabelo, pente. Cueca, camisa, abotoaduras, calça, meias, sapatos, gravata, paletó. Carteira, níqueis, documentos, caneta, chaves, lenço, relógio, maço de cigarros, caixa de fósforos. Jornal. Mesa, cadeiras, xícaras e pires, prato, bule, talheres, guardanapos. Quadros. Pasta, carro. Cigarro, fósforo. Mesa e poltrona, cadeira, cinzeiro, papéis, telefone, agenda, copo com lápis, canetas, blocos de notas, espátula, caixas de entrada, de saída, vaso com plantas, quadros, papéis, cigarro, fósforo. Bandeja, xícara pequena. Cigarro e fósforo. Papéis, telefone, relatórios, cartas, notas, vales, cheques, memorandos, bilhetes, telefone, papéis. Relógio. Mesa, cavalete, cinzeiros, cadeiras, esboços de anúncios, fotos, cigarro, fósforo, bloco de papel, caneta, projeto de filmes, xícaras, cartaz, lápis, cigarro, fósforo, quadro negro, giz, papel. Mictório, pia, água. Táxi. Mesa, toalha, cadeiras, copos, pratos, talheres, garrafa, guardanapos, xícara. Maço de cigarros, caixa de fósforos. Escova de dente, pasta, água. Mesa, poltrona, papéis, telefone, revista, copo de papel, cigarro, fósforo, telefone interno, externo, papéis, prova de anúncio, caneta e papel, relógio, papel, pasta, cigarro, fósforo, papel e caneta, telefone, caneta e papel, pasta, cigarro, fósforo, papel e caneta, telefone, caneta e papel, telefone, papéis, folheto, xícara, jornal, cigarro, fósforo, papel e caneta. Carro. Maço de cigarros, caixa de fósforos. Paletó, gravata. Poltrona, copo, revista. Quadros. Mesa, cadeiras, copos, pratos, talheres, guardanapos. Xícara, cigarro e fósforo. Poltrona, livro. Cigarro e fósforo. Televisor, poltrona. Cigarro e fósforo. Abotoaduras, camisa, sapatos, meias, calça, cueca, pijama, espuma, água. Chinelos. Coberta, cama, travesseiro.

RAMOS, Ricardo, In: NETO, Antônio Gil. A produção de textos na escola. São Paulo: Loyola, 1993, p.82.

Observamos que um texto pode ter coerência sem apresentar elementos de coesão. E pensamos em explorar com os alunos este texto para eles produzirem um texto com coerência, sem elementos de coesão e outro colocando os elementos de coesão, formando períodos completos, a partir da seguintes propostas:

1. Reescrever o texto e construir frases, orações, períodos, inserindo outros recursos gramaticais e ortográficos.
2. Produzir um texto, descrevendo um dia na sua vida, empregando um universo de palavras, assim como o autor do texto Circuito Fechado fez.

E assim terminamos este encontro. Nosso próximo encontro será no dia 15/09/09 para terminarmos o TP5 e expormos as atividades desenvolvidas com os alunos. Até lá!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário