segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Plano de aula

Após os relatos da oficina do TP3, as professoras desenvolveram em conjunto um plano de aula a partir do poema Bom dia:

Bom dia

Madrugou, madrugou
A mancha branca do sol
Acordou o dia
E o dia já levantou
Acorda meu amor
A usina já tocou
Acorda, é hora
De trabalhar meu amor
Acorda é hora
O dia veio roubar
Teu sono cansado
É hora de trabalhar
O dia te exige
O suor e o braço
Pra usina do dono
Do teu cansaço
Acorda meu amor
É hora de trabalhar
O dia já raiou
É hora de trabalhar
Madrugou, madrugou
A mancha branca do sol
Acordou o dia
E o dia já levantou
Ele sai, ele vai
A usina já tocou
Bom dia, bom dia
Até logo, meu amor.
(do disco Gil&Milton, Warner Music Brasil)

Interpretação
1. Quantas estrofes têm o poema?
R: 7 estrofes.
2. Quantos versos apresenta o poema?
R: 28 versos.
3. O poema possui rimas?
R: Sim.
4. O que o título do poema sugere?
R: O começo de um novo dia.
5. De que assunto trata o poema?
R: Do trabalho do dia que está começando.
6. Que verbo é usado para descrever o dia que já está começando?
R: Levantou.
7. Qual é o verbo utilizado para despertar o trabalhador e quem faz isto?
R: Acorda, o narrador do poema.
8. Qual é o local de trabalho da personagem?
R: Usina.
9. como o homem se sent após um dia de trabalho? Justifique com um verso do poema.
R: Cansado
O dia te exige
O suor e o braço
Pra usina do dono
Do teu cansaço.

Após a interpretação do poema Bom dia, fazer a análise da letra Música de Trabalho - Legião Urbana

Sem trabalho eu não sou nada
Não tenho dignidade
Não sinto o meu valor
Não tenho identidade
Mas o que eu tenho
É só um emprego
E um salário miserável
Eu tenho o meu ofício
Que me cansa de verdade
Tem gente que não tem nada
E outros que tem mais do que precisam
Tem gente que não quer saber de trabalhar
Mas quando chega o fim do dia
Eu só penso em descansar
E voltar pra casa pros teus braços
Quem sabe esquecer um pouco
De todo o meu cansaço
Nossa vida não é boa
E nem podemos reclamar
Sei que existe injustiça
Eu sei o que acontece
Tenho medo da polícia
Eu sei o que acontece
Se você não segue as ordens
Se você não obedece
E não suporta o sofrimento
Está destinado a miséria.

Mas isso eu não aceito
Eu sei o que acontece
Mas isso eu não aceito
Eu sei o que acontece
E quando chega o fim do dia
Eu só penso em descansar
E voltar pra casa pros teus braços
Quem sabe esqucer um pouco
Do pouco que não temos
Quem sabe esqucer um pouco
De tudo que não sabemos.

Comparação dos textos

1. Esteticamente os dois textos têm a mesma estrutura?
R: Sim.
2. Qual é o assunto da música?
R: Sobre trabalho e a injustiça do mundo.
3. Pode-se dizer que a rotina das personagens é a mesma nos dois textos?
R: Sim, pois os dois trabalham e chegam cansados em casa.
4. A personagem, na letra da música, parece estar contente com seu trabalho? Justifique.
R: Não, pois diz que recebe um salário miserável, mas mesmo assim, se contenta porque tem gente que não tem nada.
5. Você gosta de seu trabalho? Por quê?
R: Sim, porque o meu trabalho é ajudar meus pais e estudar.Essas tarefas são muito boas.

Proposta de produção textual:
Como os dois txtos que falam sobre o tema trabalho, produza um texto em prosa ou verso que fale sobre a rotina de um trablhador.

Dia - a -dia

Acorda bem cedinho
com um despertador
arruma sua marmita
preparada com amor.

Pra chegar até o trabalho
tem de pegar lotação
quase morre esmagado
naquela multidão.

Pelas ruas da cidade
ricos ele pode observar.
Caminhando de um lado a outro
sem para os pobres nem olhar.

Quando chega no serviço
logo pega no batente.
E na hora do almoço
ele fica bem contente.

O trabalho é pesado,
por isso quando terminar
o que ele mais quer
é ir pra casa descansar.

Por ter esse trabalho,
ele dá graças a Deus.
Pois quão bom é ter um salário
e sustentar os seus.

(As respostas e o texto foram produzidos pela aluna Sanandra Rebelo da 7ª série da Escola Ruy Ramos, com a professora Fernanda)

Texto produzido pela aluna Derli - 5ª série EJA - Escola Ruy Ramos com a professora Rosiani)

Mais um dia que passa

Quando acordo e vejo
a luz do dia raiar
penso logo no que fazer
tanta roupa para lavar.

Vejo o sol nascendo
por trás das montanhas
os pássaros cantando
e o cãozinho com suas manhas.

O sol traz calor e luz.
O dia lento vai passando
Estou ficando cansada
e o trabalho vai andando.

Tá na hora do almoço.
Toda família reunida.
Logo a tarde chega
O sol atrás do morro sumindo.

Mais um dia de cansaço
logo a noite vai chegar
as pessoas se dirigindo para casa para descnsar.

Mais um dia passou.
E o tempo vai correndo.
A noite chegou calma
e a população sobrevivendo.

Nas casas apertadas
os salários pequeninos
nais e filhos muitas vezes
Não entoam o mesmo hino.

Muitas vezes não aceito
como as coisas acontecem,
mas precisamos aceitar
o sofrimento sempre nos enobrece.

Quando penso em descansar
o fim do dia chegando
outra vez penso nos braços
do meu amado me esperando.

Passa o tempo, as horas
muitas vezes esquecemos de sorrir
mas o pouco que temos
com Deus no coração vai florir.

Eu só penso em descansar
eu sei o que acontece
se não seguir as ordens
quando não se obedece.

Mas a vida é boa.
Não nos limitemos a miséria
quem esquece um pouco
dos limites da vida séria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário