segunda-feira, 24 de agosto de 2009

7º Encontro dia 23/07/09

Neste encontro iniciamos o TP4 com a leitura das páginas 18 e 19 sobre as práticas de leitura dos autores Patativa do Assaré e Paulo Freire. Após foi feita atividade das páginas 32 e 33 sobre a diferenciação das placas e foram analisados algumas atividades do Avançando na prática da unidades 13 e 14 do TP4. Após, em conjunto, foi reelaborado o Avançando na prática da página97, 98 e 99 como segue abaixo:

AVANÇANDO NA PRÁTICA DA UNIDADE 14 – PÁGINA 97,98 E 99.

Cidadezinha Qualquer

Casas entre bananeiras
mulheres entre laranjeiras
pomar amor cantar.

Um homem vai devagar.
Um cachorro vai devagar.
Um burro vai devagar.
devagar... as janelas olham.

ETA vida besta, meu Deus.

Carlos Drummond de Andrade

INTERPRETAÇÃO DO TEXTO

1. Conversa com os alunos sobre o autor, a cidade onde mora, conforme atividade 1. do Avançando na prática.
2. Apresentar o título do poema e pedir que os alunos listem 5 palavras entre as quais acham que encontrarão no texto, ou formular uma pergunta pensando na possível resposta que encontrarão no texto.
3. Leitura do poema.
4. Ouvir a opinião sobre o poema.
5. O poema possui quantas estrofes?
6. Quantos versos o poema apresenta na 1ª estrofe? Que palavra é repetida nos dois primeiros versos?
7. Quantos versos o poema apresenta na 2ª estrofe? Que palavras são iguais na 2ª estrofe? Quantas vezes elas se repetem?
8. Que verbo ocorre na 3ª estrofe?
9. Quem pratica a ação deste verbo?
10. O que o poeta quer dizer com o título do poema Cidadezinha Qualquer?
11. Que elementos constituem o cenário do,lugarejo descrito pelo poeta?
12. No momento em que o poeta “vê” a cidade e a descreve, quem está andando pelas ruas?
13. Aponte alguns argumentos que sejam opostos ao ponto de vista do poeta em relação à vida em uma cidadezinha.
14. Você gosta do modo de vida da cidade em que mora? Por quê?
15. Pedir para os alunos trazerem outros poemas e músicas que falem sobre cidades.
16. Produção textual: proposta do Avançando da página 99 (questão 9), ou como Drummond, faça uma descrição ( em prosa ou verso) cujo final surpreenda o seu leitor. O objeto você escolhe: uma pessoa, uma cidade, um lugar de diversão, uma paisagem.

A seguir foi solicitado para as professoras que criassem um texto com as seguintes palavras:
  • muxuango
  • hermeneuta
  • vituperado
  • defenestração
  • perfunctório
  • falácia
  • ignóbil
  • sibilino
  • uxoricídio
  • apoplexia
  • Poderia ser sob a forma de carta, poema, anúncio, etc.

As professoras produziram o seguinte ttexto:

Muxuango meu amor

vem e fica

perto de mim

Pois a minha

hermeneuta

cada vez

que te encontra

fica falácia

Esta minha paixão

defenestração

Deixa-me ignóbil

Pois sem teu

perfunctório

fico vituperado

Mostrando o sibilino

que vejo em teus

olhos

Quem és tu?

Um uxoricídio

ou

apoplexia?! (Produção das professoras cursistas )

Nenhum comentário:

Postar um comentário