terça-feira, 4 de agosto de 2009

Atividades desenvolvidas pelas cursistas - continuação



A professora Graziela desenvolveu várias atividades do TP3 até chegar ao Avançando na prática das unidades 9 e 10. Primeiramente ela e seus alunos fizeram uma análise das gravuras existentes no início do TP3, páginas 15 e 16, que relatam diversas formas de representação de trabalho. A partir da atividade 2 desenvolvida com os seus alunos, a professora Graziela faz o seguinte relato:

Planejei realizar as atividades em grupo, com os alunos fazendo as tarefas juntos e opinando sobre o assunto. Em alguns exercícios os alunos tiveram dificuldades em realizar a interpretação, porém, depois de realizar a leitura diversas vezes e explicando a eles o objetivo do tema proposto , consegui fazer com que houvesse maior integração entre a turma. Avalio satisfatoriamente o decorrer destas atividades, pois consegui realizar as atividades e obter bons resultados.

Após a discussão e aplicação de algumas atividades do TP3, a professora Graziela desenvolveu com seus alunos o Avançando na prática da unidade 9, páginas 41 e 42:


1. Leia abaixo uma terceira versão da fábula A CIGARRA E A FORMIGA com
seus alunos.
2. Proponha exercícios de interpretação do texto e reflexão sobre os conceitos
de trabalho da cigarra e da formiga.
3. Destaque a forma poética, com rima, métrica e ênfase no plano sonoro para
comparar com os textos de Monteiro Lobato, que estão em prosa. Focalize, principalmente,
a semelhança no tema e a diferença na composição lingüística. Assim os
alunos começam a ficar atentos para dois dos critérios em que se baseia a classificação
de gêneros textuais.
4. Proponha que os alunos escrevam uma ou duas frases sobre a “moral da
história” que cada uma das versões admite.
5. Explicite, no quadro negro, as características que fazem desses textos uma
fábula: personagens, temas, intenções do autor, conclusões do leitor.
6. Se seus alunos já podem interpretar textos mais densos, ou se você preferir
trabalhar com outros gêneros, você poderá escolher um dos outros gêneros que foram
objeto de nossas reflexões nesta unidade. O importante é que você ofereça aos alunos
dois ou mais textos para que as características de um determinado gênero sejam
detectadas a partir da comparação entre textos.


A cigarra e a formiga


La Fontaine


A cigarra, sem pensar
em guardar
a cantar passou o verão.
Eis que chega o inverno, e então,
sem provisão na despensa,
como saída, ela pensa
em recorrer a uma amiga:
sua vizinha, a formiga,
pedindo a ela, emprestado,
algum grão, qualquer bocado
até o bom tempo voltar.
- Antes de agosto chegar,
pode estar certa a Senhora:
pago com juros, sem mora.
Obsequiosa, certamente,
a formiga não seria.
- Que fizeste até outro dia?
perguntou à imprevidente.
- Eu cantava, sim Senhora,
noite e dia, sem tristeza.
- Tu cantavas? Que beleza?
Muito bem: pois dança, agora..

Questões de interpretação sobre os textos
1. Na fábula, com que objetivo a formiga guardava alimento

Resposta: Sempre poupar para termos alimentos na velhice.

2. Qual a lição ensinada pela formiga?

Resposta: Não levar a vida sem fazer nada; trabalhar para ter um bom futuro.

(Alunos Daiane, Lucas, Lendro e Denise - 8ª série Escola Municipal Ruy Ramos -EJA)

Relatório da professora Graziela sobre esta atividade:



Planejei em realizar em grupo esta atividade, com leitura silenciosa e oral e os alunos fazendo as tarefas juntos, opinando oralmente sobre o assunto. Em alguns exercícios os alunos tiveram dificuldades de interpretação. Tentei sanar estas dificuldades fazendo os alunos lerem várias vezes, explicando o tempo todo o objetivo do tema proposto. Um resultado positivo foi a grande intergração que a turma teve ao realizar a tarefa. A avaliação foi satisfatória, apesar de sempre retomar o conteúdo, consegui realizar as atividades e obter bons resultados.

Planos e relatos feitos pela professora Elenara:



Atividade: O Conhecimento intuitivo dos gêneros. Análise das figuras da página 20, TP3:
Texto 2
Espaguete com Brócolis e Tomate seco
• 400 g de espaguete
• 1 xícara (chá) de
brócolis cozidos
• 1 tomate seco
em tirinhas
• 2 colheres (sopa)
de azeite
• 1 dente de alho
picado
• sal e pimenta-do-reino
a gosto
Cozinhe o macarrão em água quente abundante com sal. Escorra e reserve. Em uma
frigideira grande, aqueça o azeite e refogue o alho até dourar. Junte o brócolis e o tomate
e tempere com o sal e a pimenta-do-reino. Ponha o macarrão, mexa e sirva em seguida.

Texto 3
Você não quer contar esta história para seus filhos, quer?
Ajude a gente a combater o
desmatamento da Amazônia. Fique
sócio do Greenpeace hoje.
Acesse o nosso site
www.greenpeace.org.br
ou ligue 0300 7892510







1.O que é o texto 2? Por quê?

Respostas dos alunos:


  1. Uma receita porque ensina como fazer uma comida. (aluno Lario Guilherme da silva 5ª série - Escola Estadual de Ensino Médio comendador Eduardo Secco)

  2. É uma receita culinária porque está escrito os ingredientes e o modo de preparar. ( aluno Claiton Lopes Perira - 5ª série - Escola Estadual de Ensino Médio Comendador Eduardo Secco).


  3. É uma receita culinária. Porque há ingredientes e modo de preparo. (Aluna Jordana da 5ª série da Escola Estadual Comendador Eduardo Secco).

2. O que é o texto 3? Por quê?



Respostas dos alunos:


  1. Uma história do futuro, onde as árvores não têm folhas nem galhos porque nós estamos destruindo o que Deus nos deu e isso que nós estamos destruindo. Talvez isso fique para nossos filhos se existir alguma árvore no planeta terra... (Lario 5ª série - Escola Eduardo Secco).


  2. É uma imagem que retrata um desmatamento. (Claiton - 5ª série - Escola Eduardo Secco)




  3. É uma imagem que conta uma história, porém na história há árvores grandes e na imagem estão desmatadas. ( Jordana - 5ª série - Escola Eduardo Secco)

3. Com base no conhecimento de vocês, escrevam um texto que tenham as características de uma recita culinária.

Respostas dos alunos:



1. Aluno Lario

Chocolate quente

Ingredientes:



1 litro de leite

500g de chocolate em pó

1 pitada de canela

3 coheres de açúcar

Modo de preparo:

Adicione o conteúdo em uma panela, depois mexa até o chocolate ficar bem grosso. Coloque em vasilhas de 200g. Rendimento: 6 porções.

2. Aluno Claiton

Sorvete de coco com creme

Ingedientes:

Um pacote de sorvete de coco

Um pacote de sorvete de creme

Uma xícara de çeite

Modo de preparo:

Bata o sorvete de coco em uma batedeira por 4 minutos e faça igualemnte com o sorvete de creme. Depois dos 4 minutos na batedeira, coloque em um pote e leve ao congelador.

3. Aluna Jordana

Arroz com galinha { Rende 6 porções} Bom apetite

- 2 xícaras de arroz

- 3 kg de galinha

- 3 colheres de extrato de tomate

- 2 pitadas de sal

- 1 xícara de temperinho verde

Modo de preparo:

Coloque água quente na panela já com o arroz e a galinha. Misture lentamente, em fogo baixo e coloque o sal. Em seguida acrescente o tempero e o exrato de tomate. Deixe no fogo até ficar pronto.



4. Observando a imagem no texto 3, reconte a história de Chapeuzinho Vermelho.



Respostas dos alunos



1. Aluno Lario



Chapeuzinho Vermelho ( nova versão)



Era um dia frio como todos os outros e Chapeuzinho Vermelho voltou de viagem da fazenda de sua avó. Porém a estrada é longa e Chapeuzinho Vermelho chegou cansada em sua casa. Logo anoiteceu e Chapeuzinho Vermelho foi dormir.

Passou uma ano e Chapeuzinho Vermelho foi visitar sua avó. Só que dessa vez ela não foi de carruage, foi de carro com motor que tinha chegado na comunidade de Chapeuzinho Vermelho. Lá na fazenda de sua avó, chapeuzinho Vermelho se divertiu muito.

Depois de 53 anos, quando Chapeuzinho Vermelho foi numa cidade perto dali, de carro a jato, já não existia mais nenhuma árvore, só existiam os troncos.

Na volta seu carro a jato estragou e chapeuzinho Bermelho veio a pé e ficou observando quando antes as árvores tinham folhas e galhos.

Mas que sorte! Chapeuzinho Vermelho tinha sonhado, então ela ficou feliz porque isso não foi realidade!

Imagine se isso acontecer com a gente, o que vai ser de nós?



2. Aluno Claiton



A Chapeuzinho Vermelho

Era um dia ensolarado com muitas borboletas voando, passarinhos cantando e estava lá a Chapeuzinho Vermelho indo para a escola.

Passou na floresta, as árvores estavam cortadas ficaram só os tocos e ela deu um grito e disse:

- AAAHHH!!! Eu não vou poder me esconder do Lobo Mau.

Ela saiu correndo e a sorte dela é que a escola era bem perto de onde ela estava.

Chegando na escola, ela foi direto para a sala da diretora e contou o acontecido, depois foi assistir aula dePortuguês.

Chapeuzinho Vermelho estava muito preocupada com a volta para casa.

Terminou a aula e ela ia pegar outro caminho que era mais longo. Ela passou por muitos bairros e achou que tinha se perdido, mas quando foi olhar para trás, viu sua mãe que estava encostando o carro e ela foi para casa.



3. Aluna Jordana



Chapeuzinho Vermelho



Era uma vez uma casinha no meio da floresta, lá morava Chapeuzinho Vermelho e sua família.

Naquele dia a mãe de Chapeuzinho estava doente e não podia se mexer. Chapeuzinho Vermelho correu para o quarto da mãe e disse:

- Estamos sem sal, preciso ir à casa da vovó buscar o sal!

A mãe disse:

- Vá logo!

Chapeuzinho Vermelho foi na casa da vovó, mas não havia mais árvores, apenas a floresta desmatada.

Correu à casa da vovó e pediu o sal prometido e perguntou:

- Vovó viu ali fora, não tem nenhuma árvore?

Sua avó disse:

- Não é que o Lobo estava com uma gripe que ficou tão bravo e saiu cortando todas as árvores.

Chapeuzinho disse:

- Espero que estas árvores cresçam!

Vovó disse:

- Deus te ouça! Diga a sua mãe que melhore!

- Tchau Vovó - disse Chapeuzinho.

Chegou em casa e contou a sua mãe o acontecido.

Dias depois a mãe de Chapeuzinho melhorou e as duas viveram felizes até o dia que o Lobo aparece de novo!!

Relatório da professora Elenara sobre estas atividades:



Primeiramente foi feita a escolha das figuras que os alunos iriam analisar e uma pequena reformulação das questões. Também foi feita a escolha da imagem, a qual remetia ao conto infantil "Chapeuzinho Vermelho" os alunos iriam observar para produzir um texto, relacionando o texto original com a versão produzida por eles. Em relação ao planejamento das atividades não verificou-se nehuma dificuldade. No início os alunos se mostraram pouco receptivos, não compreendendo a atividade proposta, mas após as explicações, os mesmos a desenvolveram sem dificudades. Os resulatdos foram positivos, pois foi interessante a maneira como cada um dos alunos interpretou as figuras, relacionando-as ao cotidiano deles. Na produção de texto realizaram a atividade, percebendo a intertextualidade com o imaginário e o real.Os objetivos foram alcançados positivamente, houve um aprendizado em conjunto com os alunos. Essa prática foi discutida com as outras professors cursistas e é muito positivo realizar essa troca de informações, contribui com a nossa prática escolar, e os resultados sempre se tornam importantes e positivos.





Outras atividades desenvolvidas pela professora Elenara:



Atividade 1 - Descobrindo os caminhos da poesia - 5ª série
AAA 3 - Gêneros e tipos textuais




Texto 2
Anúncio de Zoornal I
Troca-se galho d’árvore
novo em folha, vista pra mata
por um cacho de banana
da terra, nanica ou prata.
CAPARELLI, Sérgio. Come-vento. Porto Alegre: L&PM, 1988. p. 11.




1) Onde, em geral, aparece este gênero de texto?
2)Qual é o objetivo desse gênero?

3) Quem é o autor da proposta do texto 2? Este autor nos põe no campo da realidade ou
da fantasia?
4) Que expressões neste texto são típicas do classificado? Como o anunciante mostra o
objeto que ele quer vender?
5) Que outros elementos chamam a atenção no texto?
6) Esses elementos são típicos de que texto?
7) Observem o título do texto: a palavra Zoornal existe? Como é formada? Ela ajuda ou
não a criar uma graça?

Criando classificados
Vamos ler um texto e depois da leitura, em grupos, respondam as perguntas feitas em
torno dele.




Atenção! Compro gavetas,
compro armários,
cômodas e baús.
Preciso guardar minha infância,
os jogos de amarelinha,
os segredos que me contaram
lá no fundo do quintal.
Preciso guardar minhas lembranças,
as viagens que não fiz,
ciranda cirandinha
e o gosto de aventura
que havia nas manhãs.
Preciso guardar meus talismãs
o anel que tu me deste,
o amor que tu me tinhas
e as histórias que eu vivi.



MURRAY, Roseana. Classificados poéticos.
Belo Horizonte: Miguilim, 1987. p. 6.




Atividade 1
1) Observem os três primeiros versos do texto. Vocês acham que este texto é um anúncio comercial? Por quÊ?
2) Considerando apenas o texto, a partir de que momento dele vocês tiveram certeza de
não se tratava de um classificado comercial? Jusitifique.
3) Por que a poeta (ou quem fala) sente necessidade das gavetas, baús, etc.? O que ela
estaria perdendo?
4) A poeta faz alusão a vários textos e brincadeiras da infância. Vocês são capazes de
cantar e dizer como eram as brincadeiras?




Primeiramente foram feitas as questões interpretativas e após uma produção textual a partir da proposta abaixo:




1) Imaginem que vocês precisem vender, ou dispor de alguma coisa: um piano, uma
bicicleta, um carrinho de rolimã, um cachorro, por exemplo. Pode ser vendido, trocado,
ou doado.
2) Lembrem as características (verdadeiras, se não, é propaganda enganosa...) do “objeto”.
Vejam em que ordem devem aparecer tais características.
3) Façam a primeira versão do anúncio.



4) Reescrevam o anúncio, se necessário.





Aluna Fabiani Wandam - Escola Estadual comendador Eduardo Secco - 5ª série



Compre



Compre feijão,

Compre arroz,

Pague um

Leve dois.

A promoção é boa,

Muito boa,

Sobra mais da aposentadoria

De vocês coroas.

Compre bastante,

Agora novidades

Vendemos também

Novas estantes.

Fiz minha parte

Faça a sua

Não vou sair

Vender na rua.



Aluno Lario - 5ª série Escola Eduardo Secco



Vende-se alegria



Vendo alegria o bastante

para quem gosta das coisas abundantes

tenho muita alegria de sobra

já vem tudo pronto nem precisa fazer a obra.

Valor: 3 porções de bondade

Ou troco por dois quilos de sabedoria



Aluno Claiton Lopes Pereira -5ª série Escola Eduardo Secco



Quero vender o meu cavalo

Comprei da fazenda de seu João

Com ele eu estava andando

E tropeçou e eu cai no chão.

Ele gosta muito de correr

Vendo ele por um milhão

Abaixo o preço para quinhentos mil

A quem montar sem cair no chão.

Na verdade eu estava brincando

Ele não vale tanto assim

O preço dele é quinhentos reais

Este anúncio chegou ao fim!




Planos e relatos feitos pelas professoras Fernanda e Santa Helenita:

Criando Classificados
Atenção! Compro gavetas,
compro armários,
cômodas e baús.
Preciso guardar minha infância,
os jogos de amarelinha,
os segredos que me contaram
lá no fundo do quintal.
Preciso guardar minhas lembranças,
as viagens que não fiz,
ciranda cirandinha
e o gosto de aventura
que havia nas manhãs.
Preciso guardar meus talismãs
o anel que tu me deste,
o amor que tu me tinhas
e as histórias que eu vivi.
MURRAY, Roseana. Classificados poéticos.
Belo Horizonte: Miguilim, 1987. p. 6.

Perguntas:
1- Consideramos apenas o texto, a partir de que momento dele vocêws tiveram certeza de que não se tratava de um classificado comercial? Justifique.
Resposta: Quando começou a falar da sua infância e das lembranças que os brinquedos marcaram na sua vida.
2 - Por que a poeta (ou quem fala) sente necesidade das gavetas, baús, etc? O que ela estaria perdendo?
Resposta: Guardar os brinquedos dela de quando era pequena, guardar suas lembrqnças.
3 - A poeta faz alusão a vários textos e brincadeiras da inf^ncia. Vocês são capazes de cantar e dizer como eram as brincadeiras?
Resposta: Passa anel, ciranda-cirandinha, subir na árvore, pular amarelinha.

Produção textual:

Vende-se esta bicicleta com pneus novos, amortecedores, 18 marchas, em ótimas condições, por um ótimo preço! Compre já para o seu filho, ele irá amar sua montain bike!
Também fizemos trocas , é só ligar para o número (51) 33267000 e com certeza faremos um bom negócio!
(Aluna Djuliane Ferreira - 5ª série Escola Municipal Ruy Ramos)

Relatório:

As atividades foram desenvolvidas sem maiores dificuldades. Os objetivos foram alcançados e os alunos mostraram-se receptivos em realizar as tarefas. Avaliamos de forma satifatória os resultados.



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