segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Perfil da Professora Santa Helenita da Silva Lopes

Professora Santa Helenita da Silva Lopes - Leciona Língua Portuguesa para o Ensino Fundamental da Escola Municipal Ruy Ramos, em Sertão Santana.












MEMORIAL




Comecei minha vida de leitora aos sete anos. Antes ninguém me incentivara a importância da leitura.


Tudo começou quando cheguei na escola para ser matriculada, e na parede da sala tinha vários quadrinhos que contavam as histórias de Branca de Neve e os Sete anões e Chapeuzinho Vermelho, fiquei enlouquecida para saber o que estava escrito abaixo de cada gravura, mas tinha que esperar, pois não sabia ler.
Primeiro dia de aula, tudo ótimo, ganhamos a Cartilha Ler a jato fiquei encantada era o meu primeiro livro, mas no final da aula veio a decepção: a cartilha tinha que ficar na escola.
Quando comecei a formar as primeiras sílabas, corri para a sala da matrícula para ler a história em quadrinhos.
Começa então a magia da letras, palavras, livros, gibis e outros.
O tempo passou, chegou o magistério e o sonho de ser professora estava próximo.
Poucos livros, muitos planos de aula, a leitura era tão pouca, que nem me lembro de nada marcante. Nesta época li muitas revistas, moda, artesanato, novelas, etc...

Por falta de tempo, fiquei envolvida só com o lar, mas só por dois anos e comecei a tão sonhada profissão de ser professora.
Alguns anos depois, vem a necessidade de estudar, começar de novo. Esta foi a estapa melhor de todo os meus estudos, o Ensino Superior. A cada dia mais eu aprendia e mais gostava. Foi nesta etapa em que a leitura fez a diferença na minha vida, foram vários livros e um conhecimento fora do comum e com isso o hábito de ler e fazer com que meus alunos tomassem gosto pela leitura, pois eu tinha argumentos para incentivá-los o quanto a leitura é importante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário