segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Perfil da Professora Rosiani Schranck

Professora Rosiani Schranck - Leciona História e Língua Portuguesa para o EJA, na Escola Municpal Ruy Ramos e trabalha como supervisora na Secretaria de Educação do Município de Sertão Santana.







MEMORIAL

Esta é uma tarefa bastante difícil, não me lembro dos primeiros anos de estudo, não entendo o porquê, mas enfim vamos partir de onde está minha lembrança. Estudei as séries iniciais na Escola Municipal Castro Alves no Município de Mariana Pimentel, onde morava. Lembro a partir da 3ª Série, onde estudava com todas as séries na mesma sala, não entendia, talvez seja este motivo por não lembrar. Lembro de alguns fatos que me marcaram muito como, por exemplo, chorava muito por não saber escrever letras cursivas, dizia minha professora que só poderia aprender escrever a partir da 4ª série, também não poderia escolher os livros para leitura, somente os que a professora determinava. Pedia para os meus pais comprarem e diziam eles que livrinhos com desenho não iria dar nota, além de não terem condições financeiras. Gostava muito de contar história, mas a professora não deixava, não era hora e esta hora nunca chegava. Talvez seja este motivo por ter dificuldades na disciplina de Língua Portuguesa. Está sendo um desafio trabalhar com esta disciplina na 5ª série da EJA, talvez seja momento de superar as dificuldades das séries iniciais.
Bem, agora estar na 5ª série, no ginásio, foi algo muito importante, significava sair da Escolinha do interior para ir para cidade. No primeiro dia de aula, com muito orgulho, estar em uma turma de 38 alunos, entra na sala de aula a professora de Moral e Cívica, disciplina desconhecida, mas tudo bem. A professora deu um bom dia, disse seu nome, com pouca vontade, e só falava na distância que ela fazia para estar ali. Começou sua aula escrevendo no quadro as datas comemorativas de cada mês, achei o máximo. Eu, muito feliz por estar no Colégio do Centro, falei para professora que o mês mais importante para mim era outubro porque tinha o mês da criança e do professor, a professora deu um grito se virou e começou a xingar, perguntou se eu era “cega”, que eu estava colocando a “carroça na frente dos bois”, o mês que ela estava era setembro , foi horrível , tudo perdeu o sentido, não fui vários dias, quase perdi o ano letivo. Até hoje ficou marcado em minha lembrança. Os anos foram passando, e conclui o Ensino Fundamental. Fui para o Ensino Médio, Auxiliar de Contabilidade, não era o que eu desejava, mas é o que a cidade oferecia, foi muito bom. Os anos se passaram, comecei dar aulas sem formação, mas logo fiz as disciplinas de didática e me formei no Magistério e tive a certeza que ser professora é maravilhoso. Mas a grande certeza era buscar a formação na Universidade, na disciplina que eu mais gostava: História. Isto aconteceu anos mais tarde. Casei tive três filhos, o primeiro foi uma menina linda com problemas neurológicos (encefalopatia crônica) que me fez muito feliz e enxergar o Mundo com outros olhos. Faleceu há oito anos, com treze anos de idade. Mesmo enfrentando muita luta para dar qualidade de vida para minha filha, iniciei a faculdade de História e realizei meu grande sonho. Hoje, fiz a pós-graduação em Psicopedagogia Institucional

Nenhum comentário:

Postar um comentário