segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Perfil da Professora Elenara Litz

No encontro do dia 04/08/09, pedi às professoras que fizessem seu Memorial de leitura. Aqui estão, juntamente com o perfil de cada uma delas.





PROFESSORA ELENARA LITZ



Minha Caminhada Escolar - do Ensino Fundamental ao Superior




Quando dei meus primeiros passos na caminhada escolar eu não havia completado a idade certa, exigida na época, que foi na década de oitenta.


Lembro-me que meu irmão, quase dois anos mais velho que eu, foi matriculado e começou a frequentar à escola, e eu ficava observando ele pegar os materiais e sair para estudar. Eu queria ir junto com ele, mas tinha apenas cinco anos de idade, como na época o colégio não oferecia pré-escola, eu teria que esperar um ano para então poder ser estudante.


A vontade de estudar era grande, e eu pedia para meus pais que permitissem que eu fosse à escola juntamente com meu irmão para poder ficar observando ele e seus colegas estudarem, comprometendo-me que não iria, em nenhum momento, atrapalhar. Tamanha era a minha insistência em ir à escola, que meu irmão prometeu que me levaria no dia seguinte, mas qual foi minha decepção ao acordar e perceber que ele não tinha me chamado como havia dito no dia anterior. Quando levantei, ele estava saindo, pedi, implorei para que me esperasse, mas ele disse que estava atrasado e se foi caminhando. Lembro-me que chorei muito, doeu ser enganda, pois a minha única vontade era fazer parte daquele universo de aprendizado.


Como mimha mãe percebia essa vontade de poder ir ao colégio, ela falou com a professora, pedindo se eu podia frequentar as aulas sem possuir matrícula. Para a minha felicidade a professora permitiu que eu participasse das aulas, salientando que eu não iria ter matrícula, portanto não iria participar de todas as atividades propostas, pois a minha idade não era adequada para a série, e que, se eu fosse alfabetizada, não poderia ser promovida para uma segunda série. E não aconteceu diferente, eu era uma aluna assídua e adorava aquele espaço novo, cheio de novidades, estar em meio aos outros, fazer as atividades que a professora passava em meu caderno para eu completar, enfim, fui alfabetizada nesse período.


No ano seguinte, devidamente matriculada, repeti tudo o que havia visto no ano anterior. A minha escola era pequena, tinha somente uma sala de aula e todas as séries estudavam no mesmo espaço. Eu prestava atenção quando a professora explicava a matéria da segunda, terceira e quarta série, então não apresentava dificuldades nos anos seguintes. Esse período, entre a primeira e quarta série, foi muito marcante, sempre fui esfoçada e dedicada, apresentado somente certas dificuldades em matemática. Apenas na terceira série que senti medo e pensei que fosse reprovar em matemática, mas com esforço e dedicação passei para a quarta série.


Na escola em que estudei, nesse período, não havia biblioteca, somente no fundo da sala havia uma estante pequena, com poucos livros, eram livros didáticos, mas que chamavam minha atenção. E sempre que sobrava algum tempo, eu ia folheá-los para ver as figuras que continham em seu interior. A recordação mais clara que eu tenho em minha mente é de um Gibi da Turma do Bolinha e da Luluzinha que eu possuía e adorava ler as histórias contidas nele.


Acabado esse período, deveria frequentar a quinta série e seria em outra escola, a mesma que meu irmão e outros colegas já estavam estudando, na quinta série. Eu queria poder estudar em uma escola maior, com uma biblioteca grande e também poder participar de apresentações realizadas nas Festas Juninas, no Desfile de 07 de setembro, enfim estava ansiosa para que chegasse o início do ano letivo. Mas, meu irmão cabou reprovando na quinta série e não queria mais estudar, devido a isso eu também interrompi meus estudos e foi muito frustrante , o que eu havia sonhado, imaginado e pretendia, acabou sendo adiado por alguns anos. Parei de estudar, mas sempre tinha em minha mente que um dia eu iria voltar a estudar e conquistar os meus objetivos. Passaram-se então nove anos, e eu, já com dezoito anos, decidi voltar para a sala de aula. Mesmo durante esse período, afastada do espaço escolar, eu procurava ler muitos livros, as chamadas literatura de massa, que eram livros emprestados e que contribuíam para o meu crescimento como pessoa, instigando-me a buscar mais.


Os últimos anos do ensino fundamental, concluí em Porto Alegre, cursando o Supletivo e posso dizer que foi uma nova fase que se fez presente em minha vida, marcada por momentos que contribuíram para eu dar mais um passo rumo as minhas conquistas. Na época eu não conhecia muito bem a cidade e tive que me esforçar nos dois anos e meio em que viajava todas as semanas de minha cidade até o colégio. Era diferente a maneira como estudávamos, pois não era em uma sala de aula normal. A matrícula era realizada por disciplina, e elas eram eliminadas uma a uma. As aulas eram marcadas com o professor da disciplina, e ele entregava os módulos, explicava e então eu estudava em casa. Na semana seguinte, eu ia tirar dúvidas e fazer a prova. Lado positivo de estudar dessa maneira era que não misturava as matérias, e agilizava o processo de aprendizagem, o lado negativo é que não tínhamos colegas, pois as aulas eram individuais.


Eu gostava muito de ir à biblioteca da escola, e ela dispunha de muitos livros, apesar do material que eu deveria estudar, sempre levava um livro para ler. Novamente as dificuldades surgiram em matemática, eu tinha muitas dificuldades em aprender, entender os cálculos, e por medo de não conseguir passar por ela, pedi ajuda a um professor particular, e graças a essa ajuda , consegui ultrapassar mais um obstáculo. Foi uma alegria muito grande quando recebi o certificado de conclusão de ensino fundamental, mais uma etapa vencida.


No ano de 1999 cheguei ao Ensino Médio, o qual eu frequentei em uma escola normal e para mim eram mais três anos de caminhada. Nessa época, eu tinha vinte e um anos, sendo que no início eu estranhei estar em meio a colegas que eram adolescentes que não sabiam exatamente o que pretendiam. Para mim, confesso que foi diferente esse novo ambiente, pois era o oposto do qual eu viera, mas não apresentei dificuldades de adaptação. Fiz amizade com todos os meus colegas e professores. Nas aulas, o meu interesse voltava-se para o português, após ser apresentada à disciplina de Literatura, acabei me apaixonando pela mesma e sempre procurava saber mais. Eu já gostava de ler, com o tempo fui adquirindo mais o gosto pela leitura e sempre que podia ia à biblioteca retirar mais uma obra a qual eu lia em poucos dias.


Uma leitura que marcou bastante foi o livro É tarde para saber de Josué Guimarães. Através da leitura da obra eu deveria fazer um trabalho escrito e apresentar aos colegas, e lembro que foi muito gratificante para mim a leitura e realização do trabalho. Gostava muito das obras de Lya Luft, Ligia Fagundes Telles, Assis Brasil, sendo que nesse período li todas as obras que tinha na biblioteca, desses autores mencionados... O terceiro ano do ensino médio foi marcante devido às questões de formatura, viagem no final de ano, promoções que fazíamos como meio de arrecadar fundos para a viagem e formatura. Foi conturbado em alguns aspectos, discussões entre colegas, reclamações dos professores, pois só pensávamos em viagem, mas no fim acabou dando tudo certo. Concluí o ensino médio em 2001, e o dia da cerimônia de formatura foi um dia muito esperado e especial, pois, apesar de alguns anos perdidos, eu alcancei mais uma conquista.


No ano de 2002, prestei vestibular na ULBRA, unidade de Guaíba, queria continuar os meus estudos, aprender, conhecer, conquistar o meu espaço no mercado de trabalho.


No período da faculdade, sempre procurei ler todos os livros que eram solicitados pelos professores. Em literatura havia bastante leitura a fazer. Gostei muito de ler obras de José de Alencar, Machado de Assis, autores que enriqueceram a nossa literatura brasileira. A partir de todas as leituras e análises que deveriam ser realizadas e também devido ao fato de eu ter uma admiração muito grande por uma professora de literatura, cada vez mais eu tinha vontade de ler e compreender aquele universo de personagens criados pelos autores. A minha monografia de conclusão de curso realizei em literatua, fazendo uma análise temática de cinco contos de Ligia Fagundes Telles. Foi um trabalho que contribuiu para a minha formação licenciada em letras, mas também como leitora.


Atualmente estou no 4º semestre de pós-graduação, fazendo especialização em Metodologias de Ensino para Língua Portuguesa e Literatura, sendo que o curso exige mais leituras em metodologia de ensino, mas sempre reservo um tempo para ler os clássicos da literatura brasileira, livros de autores mais contemporâneos.

2 comentários: