segunda-feira, 21 de setembro de 2009

11º ENCONTRO DO GESTAR NO DIA 15/09/09

APRENDER PORTUGUÊS UNICAMENTE PELA GRAMÁTICA É TÃO ABSURDO COMO APRENDER A DANÇAR POR CORRESPONDÊNCIA (Mário quintana)

Neste encontro terminamos de analisar o TP5 - elementos de coesão. Para tanto, inicamos com a atividade "Criando um personagem", que foi realizada da seguinte forma:


Escrevam um nome de pessoa, homem ou mulher.
Escrevam o nome de um lugar distante.
Escrevam uma idade qualquer.
Anotem um espaço de tempo, sejam segundos, horas, dias, meses, anos, décadas, séculos etc.
Escrevam um número qualquer.
Escrevam um desejo qualquer, seu ou fictício.
Escrevam a palavra sim ou a palavra não.
Escrevam uma cor.
Escrevam um hábito que classificam como defeito.
Escrevam um certo valor em dinheiro.
Escrevam o nome de uma música ou de um grupo musical.
Escrevam o nome de um lugar muito próximo.

RESPOSTAS

____________________________________ __________________________
____________________________________ __________________________
____________________________________ __________________________
____________________________________ __________________________
____________________________________ __________________________
____________________________________ __________________________
____________________________________ __________________________
____________________________________ __________________________
____________________________________ __________________________
____________________________________ __________________________
____________________________________ __________________________
____________________________________ __________________________
Primeiramente elas escrevem as suas respostas e depois relacionam com as novas perguntas abaixo. Além de estimular a imaginação dos nossos alunos ela também faz com que elels elaborem um texto com elementos de coesão.



Qual o nome do (a) seu (sua) noivo(a)?
Onde se encontraram pela primeira vez?
Qual idade tem ele(a)?
Quanto tempo namoraram?
Qual o número dos sapatos dele(a)?
Qual o maior desejo dele(a)?
É bonito (a) e inteligente?
Qual a cor dos olhos dele(a)?
Qual o pior defeito dele(a)?
Quanto dinheiro levarão para a lua-de-mel?
Qual a canção que gostariam de ouvir no seu casamento?
Onde vai ser a lua-de-mel?


Após lemos e discutimos o restante do TP5 e em seguida foi passada uma tarefa de casa, com um texto para empregar os elementos de coesão:

Abaixo estão algumas frases soltas. Utilizando essas frases e recursos de coesão, elabora um texto em que as ideias expostas se relacionem de maneira mais expressiva. Procura criar um texto com unidade, um texto coeso.

Governos experimentaram, no passado, muitos programas antiinflacionários. Os programas antiinflacionários passados fracassaram. Muitos governos se sucederam lutando contra o problema da inflação. Nenhum dos governos que passaram combateu continuamente a inflação. O governo atual conseguiu dominar a inflação. Há constantes crises econômicas. As crises econômicas abalam o mundo. As crises ameaçam o atual programa antiinflacionário brasileiro. A crise mais recente é a crise provocada pelo aumento do barril de petróleo. A crise do petróleo atinge a economia globalizada. A crise do petróleo pode comprometer o esforço do governo contra a inflação. O governo é firme e corajoso. O governo tem projetos. O governo vai manter a inflação sob controle.


No final deste encontro, solicitei que as professoras cursistas fizessem uma avalição do curso
até o momento e obtive o seguinte relato:

" No primeiro dia de aula levamos um susto, devido a grande quantidade de materiais que a professora nos entregou, bem como as diversas atividades a serem cumpridas durante o pouco tempo entre um encontro e outro. Com o passar dos dias e com a tranquilidade que a professora nos passou, nos sentimos mais aliviadas, para assim poder realizar as tarefas propostas com mais segurança.
Em relação ao conhecimento, foi de grande valia para as nossas ações em sala de aula, contribuindo para o crescimento da aprendizagem em conjunto com os nossos alunos.
O nosso grupo se sentiu mais motivado para trabalhar Língua Portuguesa, bem como abordar gêneros textuais que eram pouco conhecidos, e que foram sendo trabalhados e compreendidos pelo grupo." ( Professoras Elenara, Graziela, Rosiani, Santa Helenita e Fernanda)

Para finalizar este encontro, fizemos a técnica do bombom, demonstrando que necessitamos da ajuda uns dos outros.

O próximo encontro ficou marcado para o dia 13/10. Até lá!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário