segunda-feira, 15 de junho de 2009

3º Encontro do Gestar 2 em Sertão Santana - 15/06/09

Sertão Santana, 15 de junho de 2009


3ª AULA



Hoje tivemos o nosso terceiro encontro e foi muito produtivo. Esclarecemos alguns pontos essenciais para o desenvolvimento do projeto que deve ser feito pelas professoras cursistas:



  • Tema
  • Problema
    Fundamentação teórica
  • Objetivo geral
  • Objetivo específico
  • Metodologia
  • Avaliação

Salientei a importância de o projeto ter uma atenção especial para as dificuldades de leitura dos alunos. E ser direcionado para este assunto. Esclareci que cada professora deverá fazer o seu próprio projeto para entregar até setembro, com aplicação para o próximo ano.

A seguir, para analisar as sequências tipológicas e e os aspectos linguísticos e semânticos foi proposto que as cursistas fizessem a atividade Tango. Foi mostrado os slides desta atividade e houve a discussão sobre como a sequência descritiva pode manter a coerência e proporcionar muito significado ao contexto. Concluiu-se que neste texto há a predominância de descrição e narração. Após, foi sugerido que elas criassem um texto, escolhendo um ritmo que poderia ser:


  • ROCK

  • SERTANEJO

  • AXÉ
  • SAMBA
  • BOLERO

  • FUNK

TEXTOS DAS PROFESSORAS

GRUPO 1





O TEXTO É O SEGUINTE:


Ana Sapucaí Zé Carioca


Torneada Colar


Sensual Anel

Saltos Camisa estampada

Roupas Show Calça branca

Brilho Sapatos lustrosos

Boca vermelha Brilhantina

DIA DE ENSAIO Escola Branco e Vermelho na Sapucaí, boa aparência, bem sucedido, plantão, sinaleira, música, entrou, gostou, se aproximou, flertou...Ana Sapucaí . Lucas botafogo

Ana Sapucaí Lucas Botafogo

Ana Sapucaí - Lucas Botafogo

Ana Sapoucaí Lucas botafogo

Lucas Sapucaí Ana Botafogo

Lucas Ana Botafogo Sapucaí

Ana Sapucaí Lucas Botafogo

Ana Sapucaí . Lucas Botafogo

Na madrugada...

Zé Carioca . Ana Sapucaí

Zé Carioca Ana Sapucaí

Zé Sapucaí Ana Carioca

Zé Ana Carioca Sapucaí

Sapucaí Zé Carioca Ana

Zé Carioca Ana Sapucaí

Zé Carioca - Ana Sapucaí

Bebida, Samba, traição

Não aceito......

Professoras Fernanda e Rosiani

GRUPO 2




O TEXTO É O SEGUINTE:


Chico Mineiro Maria bonita
Camisa xadrez saia justa
chapéu de feltro botas de salto alegre
moreno cor de jambo cabelos longos
viola voz afinada


Em dia de rodeio ele se apresenta montado em seu alazão, buscando a vitória. Da platéia arranca suspiros de Maria Bonita, levando os dois a se encontrar em uma noite de luar.


Maria Bonita Chico Mineiro
Chico Mineiro Maria Bonita
Chico Bonita Maria Mineiro
Maria Mineiro Bonita Chico
Chico Mineiro - Maria Bonita
Chico Mineiro. Maria Bonita







Moça Bonita do Laço de Fita

Cabelos com tranças
Rosto de anjo
Vestido estampado
Olhar sedutor
Sapatilha nos pés.


Sai da roça e vai para o rodeio. Seu olhar se cruza com o de Chico Mineiro. Seu coração balança por aquela moça de trança.

Se divide entre as noites de luar e os encontros clandestinos no meio do canavial

Chico Mineiro mantém um triângulo amoroso, unindo-se à Maria bonita através da canção e a Moça Bonita do Laço de Fita pela Sedução.


M.B C.M M.B.L.F




Professoras Elenara e Graziela


Dando continuidade, analisamos A inter-relação entre gêneros textuais e tipos textuais e as Sequências tipológicas em gêneros textuais, através da Atividade 4, TP3 (Unidade 12), página 156. E na sequência foi tratado do tema A intertextualidade entre gêneros textuais, realizando a Atividade 8, do TP3 (Unidade 12), página 165.

O próximo encontro será no dia 02/07/09. Haverá a Oficina 1, de acordo com o TP3 que é a apresentação do relatório de uma atividade do Avançando na Prática das Unidades 09 e 10.

Até Lá!!!








Um comentário:

  1. Que bom que esse planejamento não está só no papel, mas está refletido na criatividade das produções. Um grande abraço ao grupo e meu carinho aos cursistas que têm levado o Gestar para a sala de aula de Sertão Santana. Abraços Aya

    ResponderExcluir